terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Novela parte II

A viagem até ao hospital foi feita quase em silêncio em sorrisos parvos cada um com os seus pensamentos permanentemente de mãos dadas e arrepio na pele.

Chegámos ao hospital já deviam ser umas 23h, como ia com carta do hospital anterior fui logo chamada para triagem e encaminhada para o piso da obstetrícia. Devo ter esperado pouco mais de 10 minutos até ter sido chamada. Expliquei o sucedido anteriormente e falei de todo o nosso historial e do facto de ter uma FIV marcada para Junho. O médico era bastante caricato com uma postura de "olha-me esta a esta hora" mas engraçado. Dizia ah sabe que às vezes o que não pode acontecer acontece, a medicina está cheia de factos inexplicáveis ah e tal até mulheres que fazem laqueação às vezes engravidam e mais coisas deste género. Passado um bocado lá parou com aquilo e disse bem já que cá está vamos pedir a análise de beta hcg e vou examiná-la.

Fiz recolha de sangue e fui para aquela maravilhosa marquesa onde fui examinada e fiz a primeira eco. Entretanto chega nova médica, o médico relata a história e ela diz que aquele ecógrafo não serve e que temos que ir para outra sala. Volta a vestir e lá vamos nós para outra sala, volta a despir, volta a deitar e volta a abrir a perninha.

O exame demorou seguramente aí uns 20 minutos, tinha os dois médicos que me examinaram mais o meu marido a olhar para o monitor com ar de nem sei bem o que... Os médicos falavam entre si e eu só ouvia ah de facto... olha isto aqui nunca vi igual... ah olha aqui está limpinho mas olha aqui... mmm e aqui o que será... ah olha que grande...

Isto durante 20 minutos e eu uma verdadeira pilha de nervos. 

A dada altura disse mesmo, ora bem alguém pode falar comigo por favor?! A médica olhou para mim sorriu e disse ah peço desculpa e virou o monitor para mim.

Ora bem, do lado direito estava o ovário lindo e maravilhoso, o endométrio tinha 17mm o que apontava de facto para uma gravidez contudo era irregular e ela nunca tinha visto um endométrio como o meu...

Do lado esquerdo estava um quisto enorme, com 3cm que lhe parecia ao lado do ovário com aspecto de ter sangue no seu interior...

Não era visível nenhum saco gestacional mas, segundo a médica para aquele tempo também não era suposto ver-se nada.

Neste momento gelei... Ora eu vinha supostamente grávida e ia sair dali com um quisto gigante que possivelmente me ia atrapalhar a FIV. Era tudo o que eu pensava naquele momento... Vi a imagem e de facto era mesmo grande e assustador. Vi no rosto do meu marido que ele também gelou e todo o brilho que tinha até ali tinha desaparecido.

A médica mandou esperar pelo resultado do beta, disse que só depois de ver os valores de beta nos poderia dizer alguma coisa.

Voltámos para a sala de espera e ali chorei... Chorei de medo muito medo.

Enquanto esperava fui dando uma vista de olhos pela net e vi alguns relatos de algumas mulheres que também apresentavam este quisto tendo um teste de gravidez positivo. Segundo o doctor google era uma quisto lúteo até bastante importante para a gravidez pois é ele que secreta progesterona. 

Apesar de a informação na net não ser a mais fiável confesso que naquele momento acalmou o meu coraçãozinho...  

Fomos então chamados para ouvir o resultado do beta e o resultado foi de 150,57, positivo para uma gravidez e dentro dos valores esperados para o tempo de gestação.

Os médicos sorriram disseram para termos calma que não havia nada que suasse a alarme e para festejarmos pois estávamos grávidos :)

Contudo, e dadas todas as circunstâncias, ficava já agendado para segunda feira voltar lá para nova análise ao beta hcg e verificar se estava a evoluir dentro do esperado. A médica mandou de todo o modo começar já a tomar ácido fólico e iodo pelo sim pelo não.





Sem comentários:

Enviar um comentário